sábado, 21 de junho de 2014

Bachianas poéticas BWV 1-10



BWV 1 [12]
Wie schön leuchtet der Morgenstern

Quão bela reluz a Estrela d’Alva
Se brilha no céu e dentro em mim!
Ó santo esplendor! Minh’alma salva
Antes que da vida eu veja o fim!
Andei pelo mundo – Deus! – em trevas,
Perto, longe... A todos lados fui.
Mas quero só ir onde me levas,
(Aos sítios celestes Tu me elevas!)
Agora que a vida em mim reflui.


São Paulo, 08 de outubro de 2009






BWV 2 [14]
Ach Gott, vom Himmel sieh darein

Ó Deus, que dos céus nos contemplais
Imersos em breu, terrível breu;
Vós que percebeis os nossos ais,
Oh! Co’as nossas penas no apogeu:
Pedimos que nos concedas mais
Das bênçãos que são somente Vossas;
Que vistam as nuas almas nossas
Com as vestes sublimes, imortais,
Ó Vós! Vós que a angústia apaziguais.


São Paulo, 08 de outubro de 2009






BWV 3 [12]
Ach Gott, wie manches Herzeleid

Ó Deus, vês as tantas dores d’alma
Que nos abatem mais e mais e mais!
Oh! Quando virá a eterna calma
Deitar sobre nós, os Teus mortais?
Que venham as dores – oh – finais,
Depois a Tua luz que tudo acalma!
E então serão só risos eternos
E júbilo em Teus jardins supernos:
Teus filhos se veem imortais!


Campos do Jordão, com a Neca,
          23 de outubro de 2009






BWV 4 [12]
Christ lag in Todesbanden

Lá está, acorrentado à morte, Cristo.
Não uma, mas tantas vezes, tantas!
Co’olhos sofridos eu assisto
Procissão de mil figuras santas:
Pranteiam a morte do Senhor.
Ó Tu que as tristezas logo espantas,
Que mudas o ódio em amor!
Permite que a dor que tenho visto
Se torne, em Teu Reino, em resplendor.


Campos do Jordão, com Neca,
          24-25 de outubro de 2009






BWV 5 [17]
Wo soll ich fliehen hin

Para onde haverei eu de alçar voo
Ao me libertar da escuridão?
Agora preces eu entoo,
Irei entoar preces então?
É claro que o bem que aqui se faz
Bem mais, acolá, será bem feito.
O corpo aqui fica, a alma em paz
Em voo prossegue sem defeito
Por onde a ventura é mais veraz.


São Paulo, 25-27 de outubro de 2009






BWV 6
Bleib bei uns, denn es will Abend werden

Ah! Fica conosco, que anoitece!
E logo o negrume far-se-á;
É hora de erguer bendita prece,
Buscando de Deus Sua benece
Com que mesmo a noite brilhará.
Ah! Fica conosco, Deus de amor,
Embala em Teu colo nossas almas!
Então, mesmo envoltas em breu, calmas,
Louvarão Teu Nome com fervor.


São Paulo-Brasília,
EEV e CM na Escola das Nações,
27 de outubro de 2009






BWV 7
Christ unser Herr zum Jordan kam

Nosso Senhor Cristo ao Jordão veio
Não uma, mas muitas vezes mais.
Ungido Ele foi, mas eu pranteio
Um choro de lágrimas mortais.
Aquele que é o nosso Anseio
Passou tantas vezes invisível!
Ai, ai! Por que não nos é possível
Sair deste amargo devaneio
Para contemplar os Seus sinais?


SP-Campos do Jordão, com a família,
30-31 de outubro 2009






BWV 8
Liebster Gott, wenn werd ich sterben?

Amado Senhor, e a morte, quando?
Jamais saberei o dia e a hora...
Enquanto os momentos vão passando
É sinal que a morte se demora.
Serei eu capaz de abandonar
Os erros que estão a macular
A vida que vou vivendo agora?
Permite que quando eu voo alçar
Esteja bem puro como outrora...


Campos do Jordão, Vila Bracsak,
01 de novembro de 2009






BWV 9 [13]
Es ist das Heil uns kommen her

A nós veio agora a salvação.
É tempo de júbilo e alegria!
Cada qual terá sua porção
Da bênção e graça que inebria.
Abri vossas almas ao perdão!
De todos os lados ele emana
Com glória sublime e soberana!
E o pó que se arrasta junto ao chão
Se eleva ao Empíreo em perfeição...


Campos do Jordão, Vila Bracsak,
02 de novembro de 2009






BWV 10 [20]
Meine Seele erherbt den Herren

Minh’alma gloria a Ti, Senhor,
Neste mundo vil e passageiro.
Ah! Cada suspiro e cada dor
De júbilo e graça é o mensageiro!
Bem sei que o Senhor concede bênção,
Ainda que os homens não mereçam:
Ele é generoso e compassivo,
Por Ele o ser morto é feito vivo –
Ele é muito mais que d’Ele pensam.


Campos do Jordão, Vila Bracsak,
02 de novembro de 2009

3 comentários:

Wanderlea Morandi disse...

Maravilha, amei, excelente.

Unknown disse...

Parabéns pelos escritos, Luis Henrique!

Bia Bernardi disse...

Quantas alegrias, quantas surpresas! Obrigada, Luis, eu estava precisando retomar minhas leituras de poesia! Não pare!